Iluminação sem gesso

Então... conversando com minhas amigas Ju e Lai, percebi que as duas abriram mão, em seus projetos de iluminação de residências, de uma coisa que todo mundo faz (todo mundo que tá a fim de gastar com isso): a instalação de gesso no teto para instalação da iluminação, especialmente quando se quer colocar iluminação difusa, ou indireta nos ambientes. Eu acho super bonito e com certeza o ambiente fica bem acolhedor. Mas tem gente que, por vários motivos, decide não fazer instalação de gesso (não cabe no orçamento, já se mudou e não quer enfrentar a sujeira que esse tipo de instalação causa, e por aí adiante).

"Luz difusa é uma luz suave que não possui nem a intensidade nem o brilho da luz direta. Ela está espalhada e vem de todas as direções. Assim, parece envolver-se em torno de objetos. É mais suave e não provoca sombras fortes." Fonte

Para resolver a questão da iluminação sem recorrer à instalação do teto de gesso cortado para receber lâmpadas embutidas, e assim criar o efeito difuso, é possível utilizar a iluminação em trilho (muito comum em decorações no estilo "industrial"), ou aos conhecidos equipamentos para iluminação direta. 

Vamos ver?


Iluminação direta sobre mesas de refeição. Sempre! 

Cara de antiguinho e colorido do jeito que eu amo! 

Misturando a iluminação sobre trilhos, que dá um destaque lindo aos posteres da parede e ao armarinho antigo servindo de cristaleira.

A iluminação natural foi "filtrada" pela cortina, dando uma personalidade discreta à vista da sala, e a iluminação direta sobre a mesa.

Pra quem curte paredes cheias de memórias, a iluminação sobre trilhos dá aquele ar de galeria de arte no clima da sua casa.

Espelhos pra refletir a iluminação. Truque simples e lindo!



 Eu instalaria aquelas lâmpadas de led embaixo dessa marcenaria, mas daquelas que são acionadas pelo toque, para serem ligadas apenas quando a parte abaixo da mobília não tiver iluminação eficiente e for preciso usar essas bancadas.


Clima industrial que eu adoro (mas confesso que só acho que fica legal em casas grandes).











Adorei essa iluminação externa ao mobiliário para iluminar internamente.




Aqui no RJ toto mundo tem ventilador + iluminação 






















Esse aqui abusa do gesso! 









Por enquanto é só!

Beijos!

Comentários

Anônimo disse…
Perfeitos!! Adorei as dicas.
Leila Minardi

Postagens mais visitadas deste blog

Cortinas para a casa nova dos meus amigos Lai e Lu

Discurso que proferi na minha colação de grau do curso de Arquivologia, da UnB, dia 03 de fevereiro de 2009, em Brasília.