Freud apaixonado

Meu doce amor,

nunca lhe escrevi deste lugar. Estou sentado à escrivaninha de Fleischl enquanto ele dorme no quarto ao lado e não sei quanto tempo poderei escrever. 


 Estou lhe escrevendo porque me arrependo profundamente das palavras que lhe escrevi esta tarde. Não sei como você receberá o que eu disse, e é por isso que estou fazendo este aditamento. Sinto tão terrivelmente se disse algo que tenha soado sem amor, e especialmente a esta distância. Quando estamos juntos uma palavra séria ou severa pode ser imediatamente seguida de uma terna reconciliação, e a pequena tempestade apenas testemunha a solidez da estrutura. Mas quando estamos separados, cada palavra tem tempo de gravar-se na nossa memória, e não há mão amiga que consiga aplacá-la. Não sei que fazer. Simplesmente não podia aceitar o que você queria fazer sem opor sérias objeções, (compreendo como se pode ofender com amor a pessoa que mais se ama), e no entanto estou, depois que tudo passou, inclinado a deixar que tudo aconteça em vez de levar você à beira das lágrimas... 


Seu devotado,   


Sigmund. 


à Martha Bernays. Viena, domingo, 05 de julho de 1885. Retirado de um artigo do Jornal Correio brasiliense, na data de 4 de julho de 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Iluminação sem gesso

Cortinas para a casa nova dos meus amigos Lai e Lu

Discurso que proferi na minha colação de grau do curso de Arquivologia, da UnB, dia 03 de fevereiro de 2009, em Brasília.