quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ordem na casa e na mente ;)

Ontem eu organizei meu escritório como quem organiza a própria vida.
Tenho um "quartinho da bagunça" que há tempos queria ocupar com um escritório e quarto de hóspedes. Mandei o marceneiro fazer uma boa mesa (que ficou linda) mas empilhei milhares de coisas nela, de modo que o ambiente não servia nem pra estudar, nem pra receber ninguém.
Este fim de semana, cansada de ocupar o escritório do marido, comprei e instalei três grandes prateleiras sobre a mesa de estudos. O trabalho mais libertador foi o de pegar item por item e descartar o que eu não precisava, não usava. Sempre estimulo a todos para que façam isso. Costumo realizar um descarte duas vezes ao ano pois desocupa o espaço e otimiza a busca pelas coisas que eu relamente preciso.
Depois chegou a hora de organizar. Tive tanto prazer em agrupar meus livros técnicos em uma prateleira, em outra coloquei meus livros "gostosinhos". Organizei meus textos acadêmicos, e meu material de concursos e pós-graduação, retirei meus dvds da sala e meus cds do escritório do marido.. reuni todas as minhas coisas num só lugar. Limpei minha flauta transversal, organizei minhas fotos, enrolei alguns posteres que estavam "tombando" pelo quarto (falta emoldurar, eu sei), liguei a luminária na energia, limpei a mesa, liguei o notebook, coloquei uma música suave pra tocar... e relaxei!
Fui dormir de madrugada, exausta... mas me sinto inteira desta forma, e parece que a cabeça vai começando a entrar em ordem também. Me lembro que quando a gente se esforça, todas as coisas na vida ocupam seu devido lugar. E hoje estou me sentindo assim: certa de que com trabalho, paciência, dedicação e fé tudo ocupa seu lugar. Continuo confusa... mas acredito que em breve tudo vai se resolver.
Quer fazer o mesmo? Há quanto tempo você não faz um "faxinão" na casa, nos documentos, nos livros, na mente, no coração, na vida? Não tenha medo de se desfazer do que só bagunça e ocupa espaço. (Isso vale para aquele seu ex-namorado inútil, aquela paixão que não vingou e que só te faz sofrer, ou aquela sua ex-amiga que só suga sua energia! Antes de "descartá-los, libere perdão e desocupe espaço na sua mente!).
Se seu problema for apenas "físico", tá bem mais fácil de resolver: pegue uns bons sacos de lixo (pra descartar o inútil com dignidade) e simplesmente retire tudo o que só ocupa espaço na casa: documentos que já passaram do prazo de guarda (para saber mais, clique aqui), livros que você nunca mais lerá (que tal doar para uma biblioteca?)... Quem sabe o que não serve mais é você. Jogue fora sem medo! Mas isso serve para as emoções também, para as preocupações, para os maus sentimentos, para a mágoa. DESOCUPE ESPAÇO na casa, na mente e no coração.
Para saber mais sobre organização de ambientes, clique aqui.

2 comentários:

Alexia Sant'Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexia Sant'Anna disse...

Hey Hermana... Sinto-me leve ao ler coisas que eu já senti, ou sinto... e que se sentem feliz em por cada coisa no seu devido lugar... e confesso, já vivi suas palavras:

"...limpei a mesa, liguei o notebook, coloquei uma música suave pra tocar... e relaxei!
Fui dormir de madrugada, exausta... mas me sinto inteira desta forma, e parece que a cabeça vai começando a entrar em ordem também. Me lembro que quando a gente se esforça, todas as coisas na vida ocupam seu devido lugar. E hoje estou me sentindo assim: certa de que com trabalho, paciência, dedicação e fé tudo ocupa seu lugar. Continuo confusa... mas acredito que em breve tudo vai se resolver."

Nêga... vc bem que poderia ser minha hermana de verdade!!!
*:o)

As multidões

Nem todos podem tomar um banho na multidão: ter o prazer da turba é uma arte. Só assim se pode oferecer, à custa do gênero humano, um b...