sábado, 20 de junho de 2009

Lavar e passar? É comigo mesmo! Aprenda com meu lado Amélia

Nada como um bom vendedor: atencioso, paciente, bem informado, e que consegue perceber a necessidade do cliente! Graças a Deus, ainda existem alguns desses por aí! Comprar roupas para mim e para meu maridex seeeeempre foi um dilema. Explico: ele tem 1,97m de altura, tem ombros largos e é magro. Eu sou alta (pelo menos acima da média, tenho 1,71), e estou ligeiramente acima do peso... Eu calço 39/40, e ele calça 44! Geeente, fico imaginando os pés das criancinhas que nascerem de mim e dele.. oh céus... compraremos sapato por encomenda, ou teremos que nos mudar do Brasil para a Gigantolândia.

Enfim... voltando ao vendedor: entramos em uma loja especializada em roupas masculinas. Fomos atendidos pelo gerente, muito paciente, que nos deu um show de venda. Explico, de novo: ele pegou um terno e ficou montando vários jogos de camisa/terno/gravata e nos informou quando e como usar certos tipos de gravatas, combinações de estampas clássicas e modernas, que tipo de cor fica bem com a pele do maridex... Depois de tudo isso ele me deu uma aula sobre como lavar camisetas e camisas... como passar camisas, como passar calças sociais... enfim... fiquei impressionada com o atendimento... e me senti uma completa ignorante no quesito lavagem e "passagem" de roupas! Resultado da aulinha: rombo no orçamento! Não tinha como sair de lá sem levar nada.

Vou dividir algumas dicas que ele me deu, e outras que eu acumulei ao longo do tempo:
  1. Dica de produto / Lavando peças delicadas: o vendedor me informou que todos aqueles mil benefícios anunciados pelo Vanish Poder O2 são verdadeiros. Para lavar lingeries femininas e masculinas , camisas sociais (principalmente com manchas de desodorante nas axilas), e outras roupas delicadas, o segredo é borrifar um pouco do produto nas peças e afogá-las em um balde com água. Se houver manchas na roupa, aplicar o produto direto sobre a mancha. Deixa de molho por algumas horas (na verdade não me lembro quanto tempo rs...) e depois é só dar uma esfregadinha. Na hora de secar, nada de torcer as peças! Basta dar uma amassadinha e pronto! :) Não precisa usar sabão em pó. Mas o amaciante está liberado. LEMBRETE: Separe as roupas por cor, na hora do molho!
  2. Na dúvida, encha o saco: camisetas duram mais se forem lavadas dentro do saquinho de lavagem de roupas, que você encontra em bons supermercados, ou até mesmo no Mercado Livre. Este procedimento eu também utilizo para peças delicadas que podem ser lavadas na máquina, calças frouxinhas de algodão, blusinhas e etc;
  3. Secando: camisas, calças, camisetas e etc, ficam mais fáceis de passar e secar se forem estendidas diretamente no cabide. Sem falar que o visual da sua área de serviço fica bem mais organizado. AVISO: como eu disse no item 1, este tipo de peça não se torçe, se amassa para sair o excesso de água. Logo, prepare-se para o pinga-pinga! Eu recomendo a leitura desta matéria sobre o cabide ideal para cada peça. Cabides adequados evitam um closet desorganizado e roupas estragadas!
  4. Hora de passar: Camisas e calças masculinas são nosso flagelo! Álcool e água é mistura excelente para borrifar! A proporção correta: duas partes de água e uma de álcool. Camisas - Passe primeiro a gola, em seguida a pala (aquela parte do ombro, que é a junção da frente e da costa da camisa) depois as mangas, e enfim, passe o punho aberto (para abaular). Depois deste ritual, passe o corpo da camisa, aberto. Calças - passe sempre do lado avesso, e de preferência com aquelas sapatas anto-brilho para ferro, para sua calça social escura não ficar toda marcada. Cuidado na hora de passar os bolsos da calça, pois eles também deixam marcas na roupa. Quando terminar estes lados, coloque a calça no lado normal de vestir, marque os vincos e faça o que o vendedor chamou de "confirmação dos vincos": passe o ferro de dentro para fora, da costura para o vinco.
  5. Dica de site: Uma matéria excelente sobre funcionamento da casa você encontra neste site: http://casa.hsw.uol.com.br/coisas-da-casa-canal.htm
Bem, o aprendizado de hoje foi este. Maridex foi tocar em um evento hoje, todo arrumadinho. de terno, gravatinha e camisa nova, passada com todo capricho! Lindinho que só vendo! De vez em quando vou colocar aqui alguma curiosidade doméstica para facilitar a vida de solteiros e recém-casados.

Bom domingo para vocês!

6 comentários:

Lilian disse...

Olá!
Caí de paraquedas no seu blog. Fiz uma busca pedindo dicas para passar calça social e não deixar a peça com brilho e achei você. Adorei suas dicas para passar do avesso, ótima idéia. Amanhã mesmo vou colocar em prática o novo aprendizado. Muito grata.
Lilian

cleo disse...

Amei suas dicas, principalmente a da mancha de desodorante. E tb a de passar sem deixar brilho. Obrigada...
Cleo

Iracy disse...

Você é um ANJO, estava agoniada sem saber como passar a calça do meu marido. Muito obrigada pelas dicas, tudo de bommmmmmmm.
Um forte abraço,

Hanna disse...

Olá, adorei as suas informações.
Gostaria de saber se posso copiar o seu texto no meu blog só pra não esquecer. Adorei tudo aqui.
bjs

pr Videira disse...

Olá, Elizabeth,
Amei seus comentários. Estava procurando dicas sobre como lavar minha camisa social 100% algodão. Estava pensando em lavar na máquina (risos). Você me salvou.
Abraços.

Carolina Moreira disse...

Nossa.. muito obrigada pela aulinha!! Meu futuro esposo é um tanto exigente e eu qro agradá-lo =) aprendi mt com vc!!

As multidões

Nem todos podem tomar um banho na multidão: ter o prazer da turba é uma arte. Só assim se pode oferecer, à custa do gênero humano, um b...