Desafios profissionais

Coordenar equipes não é tarefa fácil. E eu tenho aprendido isso a duras penas! As vezes os subordinados não entendem a necessidade de algumas tarefas serem realizadas porque não conseguem ver o processo inteiro e o desafio é levá-los a ter uma visão sistêmica, tão fundamental para o trabalho de quem lida com informações. O desafio é ensinar a importância de certos métodos e preocupações arquivísticas para quem nunca ouviu falar em arquivologia mas precisa atuar na área de gestão documental. Como eu tiro da cabeça dessas pessoas que não se pode simplesmente atear fogo em documento permanente?

Já tentei explicar a necessidade da organização da documentação de guarda permanente, mas certas pessoas já internalizaram o conceito do “arquivo morto” - e isso me dá pânico – de tal forma, que acham que o arquivo de guarda permanente não serve para nada, a não ser para ficar guardado, intocável, como se o documento tivesse fim em si mesmo e por isso, e para isso, deva ser guardado eternamente. Não conseguem perceber que o documento tem outras potencialidades informacionais, além daquela para a qual foi criado.

A minha equipe não sabe nada de gestão documental, e o pior... muitos não se interessam. Querem apenas bater o cartão de ponto e receber merrecas no fim do mês.

Eu quero mais para a minha vida.

Estou aprendendo que não é fácil liderar... e que nem sempre os subordinados irão entender o motivo das coisas mas existe a necessidade do trabalho e ele tem que ser feito.

Preciso fazer cursos. Preciso estudar. Preciso de mais experiência1

Deus me dê força. Segundona pesada, mas vamo que vamo!

Comentários

Edna Vilas Boas disse…
È senhorita Lidar com possoas . Ser LIDER é uma tarefa ARDUA. RS Mas necessária. Tenha calma se encha de alegria e motivação. Tente explicar a finalidade do seu trabalho.
Eu adoro esse trabalho no momento num tem ninnguem para motivar, se n eu mesma hehehe

Então motive sua equipe, ou seja, dê motivos .. bjs
Pixiam disse…
Vc vai conseguir...

Postagens mais visitadas deste blog

Iluminação sem gesso

Cortinas para a casa nova dos meus amigos Lai e Lu

Discurso que proferi na minha colação de grau do curso de Arquivologia, da UnB, dia 03 de fevereiro de 2009, em Brasília.